Trabalhos

05

Máximo de autores

02

Trabalhos por relator

30/05

Limite para envio

30/06

Publicação resultado

Normas para Submissão de Trabalhos Científicos

Prazo para Submissão de trabalhos até 30/05/2022.

A inscrição do trabalho deve ser feita exclusivamente via formulário online, no sistema eletrônico do site do 18º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (SENADEN) e 15º Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem (SINADEN).

Os trabalhos aprovados, serão divulgados até o dia 30/06/2022, pela Comissão Científica, através do e-mail cadastrado pelo autor(a)/apresentador(a). Após a aprovação será necessário o envio dos trabalhos e-pôster de acordo com o modelo. A data, local e horário de apresentação serão divulgados em grade disposta no site do evento.

Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado, com o nome de todos os autores, identificando o(a) autor(a)/apresentador(a). O certificado estará disponível em arquivo pdf no site do evento, aproximadamente, 15 dias após a finalização do evento.

TEMA CENTRAL do 18º SENADEn/ 15º SINADEn: Os Sentidos da Inovação Tecnológica no Ensino e na Prática do Cuidado em Enfermagem

TEMA 1 – Processo de ensino aprendizagem mediado por tecnologias educacionais: desafios e inovações.

  • Os sentidos da aprendizagem baseada em novas tecnologias educacionais: importância na formação e nas práticas da Enfermagem.
  • Avaliação do processo ensino-aprendizagem na Enfermagem mediada por tecnologias.
  • Simulação como ferramenta para o ensino em saúde e enfermagem.
  • Tendências e inovações pedagógicas no ensino em Enfermagem.
  • A Pesquisa em Educação em Enfermagem.
  • Curricularização da extensão.
  • Formas de Estudos interdisciplinares e interprofissionais.
  • Compreendendo as Tecnologia de Enfermagem, Tecnologia do Cuidado e Tecnologia educacional

TEMA 2 – Processo de enfermagem: inovações para a prática profissional e transversalidade na formação.

  • Análise conceitual e operacional dos termos SAE e do Processo de Enfermagem
  • Transversalidade no ensino do Processo de Enfermagem na formação técnica e superior.
  • A aplicação das teorias de enfermagem como formas de pensar a prática de enfermagem.
  • Raciocínio clínico e Sistemas de linguagem padronizada como organização e método do Processo de enfermagem.
  • Educação Permanente como suporte ao Processo de Enfermagem.
  • “Inteligência artificial” na saúde: desafios para enfermagem.

TEMA 3 – Conjuntura nacional e seus reflexos na educação e na prática profissional em Enfermagem.

  • Reflexos da pandemia: ensino remoto emergencial, Ensino Híbrido, Semi Presencial, EaD e ensino presencial na formação de enfermagem.
  • Desmonte Neoliberal das Políticas Educacionais no Brasil.
  • Reformulação das Diretrizes Curriculares Nacional em Enfermagem.
  • Mercantilização da educação em enfermagem e as implicações para o trabalho educativo.
  • Impactos da pandemia na formação e na prática em Enfermagem.
  • Implementação e desafios do Processo de Enfermagem na prática profissional.

O(a) autor(a) deverá observar as normas de apresentação de trabalhos científicos de acordo com a modalidade apresentação, que serão:  E-pôster ou Prêmio. Os trabalhos, contudo, poderão ser redirecionados pela Subcomissão de Temas e Documentação.

E-Poster

Poderão ser submetidos trabalhos oriundos de pesquisas concluídas e relatos de experiência. Os trabalhos deverão ser encaminhados sob a forma de resumo com no mínimo 1.100 e no máximo 2.000 caracteres, incluindo os espaços; a totalidade de caracteres do resumo incluirá:  introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, contribuições e implicações para a Enfermagem. Título e referências não entram na contagem de caracteres, sendo as referências: no máximo cinco, no estilo Vancouver. O número máximo de autores por trabalho é de cinco autores, incluindo o relator.

O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta e a ortografia da língua portuguesa; fonte Times New Roman 12; espaço simples entre linhas; margens superior e esquerda – 3,0 cm, margens inferior e direita – 2,0 cm. Não incluir figuras, tabelas ou quadros.

O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas, com recuo de 2 cm da margem esquerda. Na linha seguinte deverão constar os nomes completos dos autores, sublinhando o nome do autor/apresentador, alinhados à direita. Ao final do texto, deverão ser incluídos até três descritores (DECs Bireme – http://decs.bvs.br/) e indicado a qual das áreas temáticas do evento o trabalho se vincula:

No rodapé deverá constar a categoria profissional, titulação, cargo ou função dos autores, instituição de origem e um endereço eletrônico válido do autor/apresentador para contato. É obrigatório que o autor/apresentador do trabalho esteja inscrito no evento para que o trabalho submetido seja aceito para apresentação. O(a) autor(a)/apresentador(a) inscrito na categoria de Associado da ABEn deverá enviar o comprovante digitalizado, no formato .pdf ou .jpeg, de quitação da anuidade de 2022, juntamente com o resumo, ao realizar sua inscrição no evento.

Cada relator poderá submeter até dois trabalhos. 

Os (as) participantes com trabalhos aprovados em E-Pôster, devem baixar o modelo disponível no sistema, observar as explicações para montagem e enviá-lo em .pdf no sistema. O(a) autor(a)/apresentador(a) deverá estar identificado no e-pôster e disponibilizar seu e-mail para possíveis interações e contatos entre os congressistas.

Neste evento, em virtude da tipologia híbrida, não haverá apresentação presencial. Os e-pôsteres serão expostos durante todo evento e disponibilizados aos congressistas por link específico.

Nesta modalidade, não haverá uma reavaliação após o recebimento dos trabalhos. Resumos que não seguirem as normas NÃO SERÃO ACEITOS.

Esta modalidade destina-se à apresentação de trabalhos científicos, que concorrerão aos prêmios Izabel dos Santos, Maria Miriam Lima da Nóbrega e Vilma de Carvalho e Telma Ribeiro Garcia.

O número máximo de autores é 5 (Cinco).

Os trabalhos deverão ser enviados na íntegra (trabalho completo), em formato .pdf, via sistema online, no idioma do autor principal, conforme normas da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), disponíveis em <http://www.scielo.br/revistas/reben/pinstruc.htm>.

A SUBMISSÃO, APROVAÇÃO E PREMIAÇÃO DO TRABALHO CONCORRENTE À PRÊMIO NÃO POSSUI RELAÇÃO COM PUBLICAÇÃO NA REBEn. Os(as) autores(as), se assim desejarem, podem submeter ao periódico, em plataforma específica para tal, após o evento. Para evitar autoplágio, apenas o resumo será incluído nos anais.

Os trabalhos serão apresentados na forma oral, com uso de dispositivo de multimídia e tempo de apresentação de 15 minutos, conforme grade horária a ser encaminhada até o dia 30/06/2022, pela Comissão de Prêmios, através do e-mail cadastrado pelo autor/apresentador.

Antes de submeter o trabalho, clique no link específico para conhecimento do Regimento do Prêmio escolhido de modo a verificar sua adequação.

Para concorrer a prêmio, o(a) autor(a)/apresentador(a) deve estar inscrito no 18º SENADEn/15º SINADEn e o trabalho ter caráter inédito atestado por seus autores. Para receber o prêmio o trabalho deverá ser apresentado por um dos seus autores.

IMPORTANTE: esta modalidade deverá contar com o autor/apresentador de forma presencial.

Haverá um coordenador que conduzirá a discussão sobre das apresentações.

Nesta modalidade, haverá uma avaliação prévia do trabalho, exclusivamente, para análise de adequação às normas e ao regimento do prêmio específico. Caso o trabalho NÃO SEJA ACEITO PARA CONCORRER por inadequação às normas ou ao regimento, os(as) autores(as) serão informados e será possibilitada a apresentação na modalidade e-poster, conforme anuência.

Regimentos de Trabalhos Modalidade Prêmios

Regimento Premio Izabel dos Santos

Regimento Premio Maria Miriam Lima Nobrega

Regimento Premio Telma Ribeiro Garcia

Regimento Premio Vilma de Carvalho

O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do 18º SENADEn/ 15º SINADEn e relacionar-se ao tema e à área temática escolhida.

O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica, bem como encadeamento lógico entre as partes, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor.

O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa.

Em se tratando de pesquisa envolvendo seres humanos, e atendendo o disposto na Resolução CNS nº 466/2012, deve ser mencionado o número do protocolo de aprovação do projeto emitido por Comitê de Ética em Pesquisa.

A submissão de resumo e de trabalho completo implica a aceitação, por partes dos responsáveis pelas produções, das normas descritas neste documento. Conceitos, ideias ou opiniões emitidos nos resumos e trabalho completo, bem como a procedência e exatidão das citações neles contidas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Os casos omissos nestas normas serão resolvidos pela Subcomissão de Temas e Documentação, Comissão de Prêmios e Comissão Executiva do 18º SENADEn/ 15º SINADEn.