Anais

ISSN: 2237-3454

Evento cientifico temático, com o propósito de congregar enfermeiras, enfermeiros e outros profissionais, que têm desenvolvido sua prática profissional nos campos da pesquisa, da docência e ou da assistência; estudantes de iniciação cientifica, estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, estudantes dos cursos técnico em enfermagem para debater e refletir sobre os rumos da ciência de enfermagem, sua expansão e consolidação em tempos de crises, de maior exposição das pessoas às condições vulnerabilizantes e de escassez de financiamento.

Em agosto de 2019, a ABEn completou 93 anos de fundação. Desde seus primórdios, vem congregando enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e estudantes dos cursos de graduação e de educação profissional de nível técnico que a ela se associam, individual e livremente. Entre os objetivos da entidade destacam-se, do seu Estatuto social, promover o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político dos profissionais de enfermagem no país, pautado em princípios éticos e humanísticos;  defender os interesses  da área de enfermagem, articulando-se com as demais entidades e instituições sociais, de seguridade, de saúde e de educação; articular-se com as organizações dos setores sociais, de saúde e educação, e com a sociedade em geral, na defesa e na consolidação de políticas e programas que garantam à população a efetividade do direito à saúde, com equidade, universalidade, integralidade e participação social; representar os(as) integrantes do quadro de associados, nacional e internacionalmente, no que diz respeito às políticas de saúde, educação e trabalho, ciência e inovação tecnológica; promover intercâmbios técnico, científico e cultural com Entidades e Instituições, nacionais e internacionais, com vista ao desenvolvimento da enfermagem; promover, organizar, realizar e coordenar atividades e eventos nacionais e internacionais  dirigidos aos profissionais da área de enfermagem e áreas afins, visando ao seu desenvolvimento técnico, científico e político, e de inovação tecnológica; e defender a qualidade da educação em Enfermagem, criando estruturas organizativas que  atendam essa finalidade.

 O Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem – SENPE vem construindo história há 40 anos e, em junho de 2019, a ABEn promoveu sua 20ª versão. Foram cinco dias de reuniões, encontros, debates, reflexões, construção de entendimentos, estabelecimento de diretrizes políticas para o desenvolvimento da formação e qualificação de pesquisadores, para a produção, disseminação, divulgação e tradução do conhecimento cientifico na enfermagem.

Nas 19 versões anteriores, os temas do SENPE aprofundaram e avançaram no delineamento de uma política de desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica na saúde e na enfermagem, com base nas prioridades de ambas as áreas e para atender as necessidades sociais em saúde da população.

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) recebeu de braços abertos os pesquisadores de enfermagem ou sobre a enfermagem, entre os dias 24 e 28 de junho, no Campus da UERJ.

A novidade dessa 20ª versão do SENPE é a inauguração do 1st International Seminar on Nursing Internacional de Pesquisa em Enfermagem – 1º SINPE.

Obrigado por sua presença ao Rio de Janeiro.