O Evento

O 21º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem – SENPE e o 2º Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem – SINPE, é um evento científico que busca ampliar a experiência e o contato de estudantes e profissionais da Enfermagem com a profissão e a pesquisa em Enfermagem.  Enfermeiros e outros profissionais, que têm desenvolvido sua prática profissional nos campos da pesquisa, da docência e ou da assistência; estudantes de iniciação cientifica, estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, estudantes dos cursos técnico em enfermagem para debater e refletir sobre os rumos da ciência de enfermagem, sua expansão e consolidação em tempos de crises.

Neste ano em meio a mais grave crise sanitária e humanitária de nosso país a ABEn, que completa 95 anos de fundação, reafirma sua missão de promover o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político dos profissionais de enfermagem no país, pautado em princípios éticos, democráticos e humanísticos. Na perspectiva de fortalecermos a produção de conhecimentos em saúde e enfermagem, estaremos discutindo “A translação do conhecimento em pesquisa, ensino, políticas públicas e cuidado de enfermagem” a partir dos seguintes eixos:

Ementa: Espaço dedicado a apresentação de pesquisas inovadoras, sustentadas pela translação do conhecimento científico que impactaram no cuidado em enfermagem, políticas públicas e serviços de saúde. 

Ementa: Espaço dedicado a socialização de experiência na geração de inovação tecnológica e pesquisas que abarquem os diferentes níveis de formação e na Educação Permanente em Saúde, estimulando o compartilhamento da produção de conhecimentos teóricos e práticos nos diferentes tipos de pesquisa com vistas qualificação profissional. Agrega a pesquisa em enfermagem na inovação tecnológica de produtos e processos em convergência com o debate da população e democratização da ciência. 

Ementa: Espaço dedicado a oportunizar a apresentação de pesquisas que contemplem a incorporação de evidências para o cuidado, gestão e a resolutividade dos serviços. Considera o uso do conhecimento construído para fundamentar o debate e projetos de práticas avançadas em enfermagem.

Diante do quadro sanitário vivenciado com a pandemia de COVID-19, informamos que o evento ocorrerá em formato virtual. Serão cinco dias de reuniões, encontros, debates, reflexões, construção de entendimentos, estabelecimento de diretrizes políticas para o desenvolvimento da formação e qualificação de pesquisadores, para a produção, disseminação, divulgação e tradução do conhecimento cientifico na enfermagem.

Sejam bem-vindos ao 21º SENPE e 2º SINPE!