Trabalhos

05

Máximo de autores

02

Trabalho como Autor

30/09

Limite de envio

30/10

rESULTADO

Os trabalhos originais deverão ser encaminhados sob forma de resumo simples, com no mínimo 1000 e no máximo 2000 caracteres; a totalidade de caracteres do resumo incluirá objetivos, método, resultados, conclusão, contribuições ou implicações para a Enfermagem.


O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta da língua que foi submetido. Não incluir figuras, tabelas ou quadros no resumo. Serão aceitos resumos em português, inglês ou espanhol, de acordo com o idioma do país de origem do autor do trabalho.


Veja na integra os Editais de cada modalidade de trabalhos disponíveis para o Evento abaixo:

Prazo para envio de resumos: 30/09/2021

Os trabalhos deverão ser encaminhados sob a forma de resumo simples, com no mínimo 1000 e no máximo 2000 caracteres; a totalidade de caracteres do resumo incluirá objetivos, método, resultados, conclusão, contribuições ou implicações para a Enfermagem.

O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta da língua que foi submetido. Não incluir figuras, tabelas ou quadros. Serão aceitos resumos em português, inglês ou espanhol, de acordo com o idioma do país de origem do autor do trabalho.

O título completo deverá ser escrito em campo específico, e em letras maiúsculas. O nome do relator deverá ser informado no ato da submissão. Deverá adicionar até três descritores (DECs Bireme – http://decs.bvs.br/) e indicar um dos eixos ou área temática a seguir:

Eixos: 
1. Política de desenvolvimento da ciência da enfermagem brasileira
2. Pesquisa e financiamento da ciência da enfermagem 
3. Agenda de prioridades de pesquisa em enfermagem 
4. Pesquisar para a prática e para a consolidação da ciência de enfermagem

Áreas temáticas: 

  1. Fundamentos Teórico-Filosóficos do Cuidar em Saúde e Enfermagem
  2. Tecnologia em Saúde e Enfermagem
  3. Ética em Saúde e Enfermagem
  4. História da Enfermagem
  5. Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem
  6. Saúde e Qualidade de Vida
  7. Políticas e Práticas em Saúde e Enfermagem
  8. Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
  9. Produção Social e Trabalho em Saúde e Enfermagem
  10. Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem
  11. Informação e Comunicação em Saúde e Enfermagem

Cadastrar no ato do envio a categoria profissional, titulação, cargo ou função dos autores, instituição de origem e um endereço eletrônico válido do relator para contato. É obrigatório que o relator do trabalho esteja inscrito no evento para que o trabalho submetido seja aceito para apresentação. Para usufruir dos descontos na inscrição, o relator inscrito na categoria de Associado da ABEn deverá enviar o comprovante digitalizado, no formato pdf ou jpeg, de quitação da anuidade de 2021, juntamente com o resumo.

Cada relator poderá submeter no máximo dois trabalhos.

Critérios para a avaliação dos resumos

Além dos requisitos de preparação dos resumos listados, o processo de avaliação seguirá as seguintes regras:

  1. o conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do 21º SENPE/2º.SINPE e relacionar-se à área temática escolhida;
  2. o conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica;
  3. deverá haver encadeamento lógico entre as partes, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor;
  4. o resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa.

Modalidades de trabalhos científicos

O relator deverá optar pela forma de apresentação do trabalho: pôster, comunicação coordenada e tema livre para prêmio. Entretanto, a Subcomissão de Temas poderá redirecionar a forma de apresentação dos trabalhos selecionados, segundo critérios de avaliação do mérito científico por pares. Para facilitar a organização e distribuição dos trabalhos inscritos nas modalidades Comunicação Coordenada e Pôster, de acordo com as áreas afins, os autores deverão escolher a área temática e indicar no formulário de inscrição.

  1. Comunicação coordenada:

Nesta modalidade, o número máximo de autores é 5 (cinco). Trabalhos de autoria de estudantes de graduação deverão ter no elenco de autores pelo menos um profissional.

Na modalidade comunicação coordenada, as apresentações serão organizadas com temas afins. O tempo de apresentação será de até 10 minutos, sendo reservados 05 minutos adicionais para perguntas do público. Esta modalidade se destina, exclusivamente, à apresentação de teses, dissertações e relatórios de pesquisa concluídos, que guardem relação com as temáticas do 21˚ SENPE/2º SINPE. Os trabalhos serão apresentados na forma oral, virtual, de acordo com grade de apresentação específica e acesso às salas de transmissão a ser publicada.

  1. E-Pôster (poster eletrônico)

Nesta modalidade, o número máximo de autores é 5 (cinco). Trabalhos de autoria de estudantes de graduação deverão ter no elenco de autores pelo menos um profissional.

Esta modalidade destina-se à apresentação de trabalhos de conclusão (iniciação científica, graduação, pós-graduação – residência e ou lato sensu), bem como trabalhos do tipo relato de experiência, revisão da literatura e estudo de caso, classificados de acordo com ou eixos ou áreas temáticas do 21˚ SENPE/2º.SINPE. Os posters devem ser elaborados rigorosamente dentro das normas a seguir:

  • Usar o formato de arquivo Power Point (PPT), em um único slide.
  • Tamanho de página: 14cm x 25cm (largura x altura); 
  • Orientação de página: Retrato;
  • Tipo de fonte e tamanho de letra: Times New Roman, tamanho mínimo 10
  • É permitida a utilização de imagens e gráficos.

Será fornecido o modelo específico no site do evento.

Os posteres serão expostos para visitação online, mas não haverá apresentação online pelo relator Importante: a entrega do pôster eletrônico é de responsabilidade do relator e de acordo com orientações a serem postadas no site do evento. A organização do evento não se responsabilizará por trabalhos que forem entregues fora do prazo ou elaborados fora das normas estabelecidas.

Esta modalidade destina-se aos trabalhos científicos que concorrerão aos prêmios oferecidos no 21o SENPE/2º SINPE.

Para concorrer a um dos prêmios, o autor/relator deve estar inscrito no 21o SENPE/2º SINPE.

O trabalho submetido deve ter caráter inédito, atestado por seus autores, e concorrer única e especificamente a um dos prêmios oferecidos no 21o SENPE/2º SINPE.

Antes de inscrever o trabalho para prêmio, clique no link específico para conhecimento do Regimento de cada prêmio.

IMPORTANTE: Os trabalhos submetidos que não se enquadrarem no escopo do prêmio serão desconsiderados para concorrência e os autores poderão, por decisão própria, submeter o resumo para análise e apresentação no evento.

O trabalho submetido deverá ser elaborado respeitando as normas da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), disponíveis em <http://www.scielo.br/revistas/reben/pinstruc.htm>.

Após a submissão, os trabalhos serão avaliados em duas rodadas.

A – A avaliação da primeira rodada resultará em trabalhos recomendados e não recomendados, sendo ofertada a forma de apresentação modalidade e-pôster para os não recomendados.

B- A avaliação dos recomendados na segunda rodada resultará na classificação dos trabalhos a serem premiados (ou não), sendo a forma de apresentação modalidade comunicação coordenada.

A apresentação (e-pôster ou comunicação coordenada) seguirá as normas de cada modalidade e terá cronograma divulgado no site do evento, após finalização das rodadas de avaliações pela comissão de premiação.

Como condição para receber a premiação o trabalho deve ser apresentado pelo relator.

A premiação do trabalho não significa garantia de publicação na REBEn.

 Conheça os prêmios que serão concedidos durante o 21º SENPE/2º SINPE, clique no prêmio desejado para ver o edital.

Prêmio Edith Magalhães Fraenkel

Prêmio Zaira Cintra Vidal

Nestas modalidades, somente serão aceitas propostas de profissionais.

Nas modalidades de simpósios e painéis, os interessados deverão enviar um resumo (mínimo de 100 e máximo de 2000 caracteres). O título (máximo de 200 caracteres), objetivos, sistemática de desenvolvimento da atividade proposta, resultados esperados, responsáveis pela realização, nomes dos participantes (limite de 4 pessoas, incluindo o moderador) e público alvo. 

O tempo da atividade não poderá ultrapassar 2 horas. Esta(s) modalidade(s) se destina(m), exclusivamente, à apresentação de pesquisas com metodologias inovadoras, concepções teóricas inovadoras e ensaios teóricos construídos a partir de resultados de pesquisas; todos devem guardar estreita relação com os eixos temáticos do 21˚ SENPE/2º.SINPE. Todos os participantes destas modalidades devem estar inscritos no evento.

A comissão científica emitirá o aceite, após avaliação da proposta.

Reuniões Temáticas, de Redes e de Grupos de Interesse

As reuniões devem versar sobre o tema central do 21˚ SENPE/2º SINPE ou estarem relacionadas ao ensino, extensão, pesquisa e trabalho em saúde e em enfermagem. Os proponentes e participantes devem estar inscritos no 21˚ SENPE/2º SINPE. A Subcomissão de Temas analisará as solicitações, decidirá pela sua aceitação e notificará o autor no caso de aceite. Para efetivar a inscrição, o solicitante deverá preencher o formulário com os seguintes dados: Títulos da Rede, Grupo, Laboratório, Departamento proponente (máximo 16 palavras); Objetivos da reunião; Nome completo do(s) responsável(is) pela realização da atividade; Público alvo. As datas, horários e locais das reuniões serão divulgados na última versão da programação do evento, que ficará disponível no site.

A solicitação de reuniões deverá ser feita mediante preenchimento de formulário específico abaixo.

Formulário eletrônico disonível em breve!

OBSERVAÇÕES

1. A Subcomissão de Temas somente irá avaliar os trabalhos e proposições de atividades que estiverem em conformidade com as normas.
2. Todo trabalho, após ser submetido à Subcomissão, não poderá sofrer alteração. Portanto, atenção ao anexar o seu arquivo! Verifique se realmente é o arquivo correto a ser anexado no sistema.